.

.
  • PORTAL News

    segunda-feira, maio 29, 2017

    Chuvas deixam famílias desabrigadas e casas com risco de desabamento em Bayeux, PB

    A cidade de Bayeux, com 149,5 milímetros de chuvas, foi o local onde mais choveu na Paraíba até a manhã desta segunda-feira (29), volume equivalente a 61% da média histórica na cidade para o mês de maio - 243,5 milímetros, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). As chuvas invadiram 21 casas na Vila Batista, bairro do Sesi, e pelo menos 7 casas estão em risco de desabamento. A Defesa Civil municipal remanejou estas famílias para um abrigo.


    Apesar das chuvas, houve apenas um registro de uma pessoa com ferimentos leves, devido à queda de uma parede em uma casa.


    "Com a pressão da água, a manilha de concreto que passa por debaixo de algumas casas não suportou e veio a romper, acarretando esse vazamento de água que veio derrubar a parede dessa residência. No momento do desastre tinha uma família com três pessoas dentro da casa, uma senhora teve leves escoriações, mas nem ela nem as crianças saíram com maiores ferimentos", disse o coordenador da Defesa Civil de Bayeux, Thales Souza.


    Alerta para 65 cidades
    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu às 11h desta segunda-feira (29) um alerta que coloca 65 municípios da Paraíba na zona de perigo de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios por causa das chuvas. De acordo com o órgão, o alerta vale até as 10h da terça-feira (30).


    Ranking de chuvas

    A faixa litorânea da Paraíba recebeu a maior parte das chuvas registradas entre o domingo (28) e a segunda-feira (29). Segundo dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) na manhã desta segunda, os cinco municípios com maiores registros de chuva ficam localizados na Região Metropolitana de João Pessoa.


    Completam o ranking de chuvas, João Pessoa (140,4 mm), Santa Rita (121,6 mm), Cruz do Espírito Santo (98,6 mm) e Conde (95 mm). A Defesa Civil de João Pessoa havia adiantado que os volumes de chuva registrados entre domingo e segunda tinham sido cerca de 31% de toda a chuva contabilizada no mês de maio.


    Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil, explicou que foram registrados 115 mm de chuvas em 24 horas, quase um terço dos 486,2 mm já registrados em maio.


    Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, a população realizou vários chamados, embora dois tenham chamado atenção pela gravidade. “Tivemos um deslizamento de terra na madrugada desta segunda no Castelo Branco, naquela área da BR-230 próximo a um posto de combustível. Acionamos a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fazer a interdição". A limpeza foi feita ainda na manhã desta segunda-feira.




    Portal Arara

    Fonte : G1 PB
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments
    Item Reviewed: Chuvas deixam famílias desabrigadas e casas com risco de desabamento em Bayeux, PB Rating: 5 Reviewed By: Portal Arara
    Scroll to Top