.

.
  • PORTAL News

    domingo, agosto 20, 2017

    Ocupando 2º lugar na produção nacional de calçados, a Paraíba mantém peculiaridades

    De acordo com o Sebrae, existem atualmente no estado cerca de 160 empresas formais que geram 15 mil empregos. Além destas, ainda há empreendedores informais que contribuem para o aumento desse número.
    Apesar da modernização do setor, com a utilização de maquinário na fabricação das peças, a produção calçadista na Paraíba também mantêm aspectos peculiares, como a fabricação artesanal, a manufatura, e o negócio em família, passado de geração em geração.
    Exemplos desta tradição estão na cidade de Campina Grande. Uma fábrica fundada em 1999 e que produz uma média de 20 mil pares por mês, continua com o trabalho manufaturado ou com uso de poucas máquinas.
    Quando os trabalhos foram iniciados, o intuito da marca era a venda por atacado. No início foram abertas 10 lojas e toda a produção era feita por parentes do dono.
    Após a recente crise o número foi reduzido pela metade.
    Gerando em torno de 100 empregos formais, a empresa prima pela utilização de mão de obra humana na confecção das peças.
    Segundo um dos sócios, a fábrica poderia trocar os funcionários por máquinas, mas é preocupação do gestor a manutenção deste estilo para não causar o aumento do desemprego.
    Portal Arara
    Fonte : TV Paraíba
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments
    Item Reviewed: Ocupando 2º lugar na produção nacional de calçados, a Paraíba mantém peculiaridades Rating: 5 Reviewed By: Portal Arara
    Scroll to Top