PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Hemocentro da PB convoca para aumentar estoque de sangue

A situação do banco de sangue no Hemocentro da Paraíba é preocupante. O número de doações caiu nos últimos dias e o estoque está em situação crítica. Por isso, os responsáveis estão convocando doadores de todos os tipos sanguíneos, especialmente os negativos. Para manter o estoque estratégico dentro do nível satisfatório seriam necessários cerca de 150 a 200 doações por dia, mas o número de doações tem ficado abaixo desta expectativa. De acordo com o setor de Estatística do Hemocentro, a média tem sido de 122 doações/dia esta semana.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, afirma que nos meses de férias ocorre uma baixa no número de doações, contudo, o Hemocentro, por meio do Núcleo de Ações Estratégicas, intensifica as ações de captação de doadores para tentar suprir essa queda.
Para doar é preciso atender a alguns requisitos. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar 50 quilos ou mais. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais para doar. Também é necessário apresentar documento de identidade original, com foto e assinatura. Não precisa estar em jejum.
A doação começa com o preenchimento de um cadastro e uma avaliação médica. Depois, o doador vai para a cadeira onde é feita a coleta, que não demora mais de 10 minutos. De cada pessoa é retirada cerca de 450 ml de sangue e esta quantidade pode salvar a vida de até quatro pessoas. As mulheres podem doar a cada três meses e para os homens o intervalo é de dois meses.
Serviço
As doações podem ser feitas no Hemocentro da Paraíba, localizado na Avenida Pedro II, 1119, em João Pessoa. O atendimento aos candidatos à doação é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-7619.
Portal Arara
Fonte: portalcorreio
Tecnologia do Blogger.