PUBLICIDADE

TRE-PB inicia rezoneamento e extingue nove Zonas Eleitorais; Belém e Serraria são extintas

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) começou nessa segunda-feira (23) o rezoneamento de eleitores de diversas cidades na Paraíba. Com as mudanças, nove Zonas Eleitorais no estado foram extintas e a Paraíba passa de 77 para 68 zonas.
O processo de rezoneamento vai até 7 de fevereiro de 2018 e, durantes este período, a movimentação no cadastro de eleitores fica suspensa. As modificações na geografia eleitoral no estado obedecem a uma resolução do TRE-PB, que formulou uma nova estrutura de zonas eleitorais na Paraíba.
Consideradas deficitárias por contar com um número de eleitores inferior ao mínimo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para existir, as zonas de Pilar, Serraria, Pilões, Caiçara , Belém, Cabaceiras, Bonito de Santa Fé, Alagoinha, além de uma de Campina Grande (a 71º), não existem mais. Os eleitores dessas cidades e de outras que pertenciam a essas zonas agora pertencem e outra.
O rezoneamento, no entanto, não vai trazer transtornos aos eleitores no dia da eleição. Isso é o que garante o diretor geral do TRE-PB, André Soares Cavalcanti. De acordo com ele, os locais de votação não devem mudar e, mesmo que os eleitores não atualizem o título com as novas zona e seção, o direito de voto estará assegurado.
“Claro que não é uma coisa que vai agradar. Mas é necessário fazer. Muitas dessas zonas eram deficitárias e precisávamos atender a uma política do TSE. No país são 400 zonas que foram extintas. Agora nosso objetivo é informar massivamente ao eleitor. De qualquer forma, nosso intuito é manter as seções nos mesmo locais, então mesmo que o eleitor mude de zona, ele vai poder votar da mesma forma, no mesmo local, apresentando a identidade”, explicou.
Os eleitores que necessitarem de documento eleitoral no período suspenso deverão comparecer aos Cartórios Eleitorais ou Central de Atendimento ao Eleitor e requerer certidão eleitoral. As zonas extintas vão funcionar, até maio, como ponto de atendimento para que a população possa tirar dúvidas.
Zonas transferidas
Além das nove que foram extintas, o TRE-PB também confirmou que mais três Zonas Eleitorais foram transferidas. A 74ª Zona Eleitoral foi remanejada de Prata para Água Branca, a 42ª que era sediada em Cajazeiras agora é em Itaporanga e a 3ª, que ficava em Cruz do Espírito Santo, foi transferida para Santa Rita.
E-Título
O diretor geral do TRE-PB, André Soares Cavalcanti, relembrou ainda que a partir da eleição deste ano, o eleitor não vai precisar levar o Título de Eleitor impresso. A instituição oferece como opção o aplicativo “E-Título”, para celulares, que é a versão digital do documento.
“Eu insisto que a melhor opção agora é o E-Título. Após o dia oito de fevereiro, quem baixar o aplicativo já terá todas as atualizações disponíveis em seu Título de Eleitor. Então em vez de ir para a sua nova Zona Eleitoral, o eleitor pode apenas baixar o aplicativo e ter no celular seu documento atualizado e apresentar no dia da eleição”, finalizou.
Portal Arara
Fonte: portalcorreio
Tecnologia do Blogger.