PUBLICIDADE

Chove forte em cidades do interior da Paraíba

Depois dos festejos carnavalescos que tradicionalmente levam muitas pessoas às ruas, as vias das cidades foram tomadas pelas águas, vindas das chuvas que atingiram muitas cidades da Paraíba. Somando a quantidade registrada, nessa quinta-feira (15) e nesta sexta (16), nas dez cidades com mais precipitações nesse período, 752,2 milímetros de chuvas atingiram a Paraíba. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).
A cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, a 98 km de João Pessoa, foi a que registrou a maior quantidade de chuvas: 96,1 mm. Em seguida vem Capim, na Zona da Mata do estado, com 85 mm. Já Pilar registrou 80 mm de chuva e ficou com a terceira posição.
Sertão registra chuvas
Nesses dois dias, choveu 1042,8 mm em 23 cidades do Sertão. O município de Emas registrou chuvas que atingiram 65,8 mm, sendo a décima cidade com mais precipitações nesse período.
Em Campina Grande, chuva foi o dobro do esperado
Na cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano, as chuvas alagaram muitas ruas nos últimos dias. Alguns moradores disseram que o nível da água chegava a 50 centímetros dentro das casas. Segundo a meteorologista da Aesa, Marly Bandeira, já choveu mais do que dobro do esperado.
“Aqui em Campina Grande já choveu mais do que era esperado para fevereiro. E ainda estamos na metade de fevereiro. A previsão ainda é de mais chuvas nos próximos dias na cidade”, comentou.
Somando a quantidade de chuvas dessa quinta-feira e desta sexta, choveu 17,6 mm na cidade, segundo dados da Aesa.
Volumes dos açudes aumentam
Um dos maiores açudes do estado, o reservatório Epitácio Pessoa, mais conhecido como açude de Boqueirão, vem aumentando seu volume sistematicamente, muito em virtude a quantidade de chuvas que estão sendo registradas no Agreste do estado.
No momento, o manancial já tem 10,4 % de seu volume total. De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes, a tendência é mais açudes aumentarem seus volumes de água.
Portal Arara
Fonte: portalcorreio
Tecnologia do Blogger.