PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Cerca de 142 mil paraibanos têm deficiência visual e tema é debatido

A Lei nº 11.013/2017, sancionada pelo Executivo, institui o Dia Estadual do Sistema Braille. A data será celebrada todos os anos, sempre no dia 8 de abril. O projeto que originou a matéria é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB).
Segundo o deputado, "Na Paraíba, 142.196 pessoas apresentaram deficiência visual severa e essa data serve para discutir esse problema e a necessidade de promover a inclusão. Devemos lutar para que mais cardápios, livros, placas de orientação, entre outros itens, em Braille”.
O parlamentar destacou que, no Dia Estadual do Sistema Braile as entidades públicas e privadas devem realizar eventos destinados a divulgar o sistema Braille, destacando a sua importância na educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa com deficiência visual, por meio de diversas ações.
De acordo com o Juntay, a data vai auxiliar no debate social sobre os direitos da pessoa com deficiência, sua plena integração na sociedade e inserção no mercado de trabalho. “Vamos debater cidadania, inclusão. O Sistema Braille assegura tudo isso as pessoas e aí mora a sua importância”, disse.
Na Paraíba, 823 mil pessoas declararam ter dificuldade para enxergar, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, o que equivale a 21,8% da população paraibana. Desse total, 142.196 pessoas apresentaram deficiência visual severa, sendo que 8.477 eram cegas (0,2% da população). A deficiência visual foi a que mais incidiu sobre a população paraibana, segundo dados do do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação.
Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 – 1852), que perdeu a visão aos três anos e criou o sistema aos 16.
Portal Arara
Fonte: clickpb
Tecnologia do Blogger.