PUBLICIDADE

Chuva no Cariri provoca cheia em rios Paraíba e Taperoá


Os rios Paraíba e Taperoá que cortam o Cariri paraibano aumentaram o nível de água neste domingo (15) depois da chuva registrada na região durante o período da noite do sábado (14) até esta madrugada. A cheia nos dois afluentes foi registrada em imagens por moradores da região onde os rios têm passagem. No trecho do Rio Paraíba entre os municípios de Caraúbas e São Domingos do Cariri, a cheia foi registrada pelo especialista em recursos hídricos, Inaldo Costa. “É muita água descendo no rio Paraíba. 

É realmente uma felicidade registrar esse momento, especialmente, porque o açude Boqueirão deve aumentar o seu volume hídrico nas próximas horas”, comentou. O rio Paraíba nasce na serra da Jabitacá no município de Monteiro. Até o açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, que abastece Campina Grande e outros 18 municípios da região as águas do afluente percorrem cerca de 140 quilômetros de extensão passando por vários municípios.

Em Taperoá, o morador Toinho Patativa gravou um vídeo da sangria do açude Manoel Marcionilo no município. O manancial havia sangrado pela primeira vez este ano na segunda-feira (9) e voltou a transbordar com mais força neste domingo. A sangria do açude deságua no Rio Taperoá que também aumentou o nível de água. 

O açude Manoel Marcionilo acumula atualmente o volume de 15.149.318 de metros cúbicos de água, 100% de sua capacidade máxima, segundo os dados de monitoramento hídrico da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O manancial registrava em janeiro deste ano pouco mais de 7 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a quase 50% de sua capacidade hídrica total. 

De acordo com a secretaria de Agricultura de Taperoá choveu nas 24 últimas horas o total de 99,7 milímetros no município. O rio Taperoá nasce no município de Teixeira, na região do Sertão, e deságua no rio Paraíba. O encontro das águas dos dois afluentes acontece em uma área conhecida como forquilha, entre os municípios de Cabaceiras e Boqueirão. O balanço total das chuvas na Paraíba durante o fim de semana, incluindo o volume hídrico atualizado dos açudes, será divulgado nesta segunda-feira (16) pela Aesa.

Portal Arara
Fonte: JP

Tecnologia do Blogger.