PUBLICIDADE

Cidadão Ararense não deixe seu Amigo com Raiva. Vacine !

A mobilização será realizada em 02 (dois) pontos de vacinação espalhados aos extremos de nossa cidade. A meta é vacinar cerca de 2.000 animais que serão atendidos pela equipe veterinária de nosso município amanhã (22) durante os períodos da manhã e tarde das 8h às 17h.
A raiva é uma doença causada por um vírus e uma das formas de transmissão é pela saliva, quando um animal contaminado morde e fere o outro, pode transmitir o vírus, contribuindo para que a doença se prolifere rapidamente. Animais infectados apresentam sinais neurológicos, babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “cachorro louco”.
Por isso, as campanhas de vacinação contra a raiva são promovidas principalmente neste mês gratuitamente pela prefeitura, entretanto o cuidado e vacinação devem ser regulares em qualquer época do ano.
 Cães e gatos, a partir dos 3 / 4 meses de idade, de acordo com o protocolo indicado pelo seu médico veterinário, devem ser vacinados em dose única e a partir daí, deve ser repetida anualmente.
A Raiva:
A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%.
 Como mencionado, os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.
 A Importância da Vacina Contra a Raiva:
A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos.
  A vacina antirrábica é ainda, a única forma de prevenção contra a doença.
 A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.
 Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter os Cães e gatos vacinados é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele.


Fonte: Ascom PMA
Tecnologia do Blogger.