PUBLICIDADE

PB é o 4º estado com maior crescimento no número de médicos

A Paraíba é o quarto estado do país com o maior crescimento de médicos nos últimos cinco anos. O número da registros do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) passou de 6.529 em 2003 para 8.741 em 2008, um crescimento de 34,08%.
De acordo com o levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a Paraíba fica atrás apenas de Rondônia (48,41%), Tocantis (46,85%) e Piauí (37,35%). A análise do CFM  foi realizada a partir de suas bases cadastrais, no período entre 2013 e 2018.
O estudo do CFM confirma que Brasil possui médicos ativos, com registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), em número absoluto suficiente para atender às necessidades da população e, inclusive, para ocupar vagas abertas no Programa Mais Médicos (PMM). Em cinco anos, o total desses profissionais cresceu 21,03%.

Atenção Básica

No entanto, na avaliação da autarquia há que considerar a urgência de fortalecimento da Atenção Básica, em especial nos municípios mais carentes, dotando-os de infraestrutura, insumos, medicamentos, equipes multiprofissionais em saúde e acesso a rede de referência para encaminhar casos mais graves, pois são questões primordiais para que o trabalho médico e, consequentemente, o atendimento à população se deem de modo ético dentro de com padrões técnicos adequados.
Fonte: Portal Correio
Tecnologia do Blogger.